Irmãos e irmãs, chegamos ao novo e último dia da Novena da Festa de nosso Seráfico padroeiro São Francisco das Chagas de Canindé.
Neste dia especial, 03 de Outubro, celebramos o trânsito de São Francisco (passagem da vida terrena para a eterna). A Praça dos Romeiros ficou pequena diante de tantos peregrinos!
Praça dos Romeiros iluminada pelas velas e a fé dos romeiros.
Nesse ambiente repleto de fé, mergulhamos no profundo mistério de abraçar a morte como irmã e companheira que nos leva definitivamente para o seio acolhedor de Deus. Resta-nos louvar e agradecer a Deus pelo dom da vida de Francisco de Assis!
“Onipotente e bom Senhor, a ti a honra, glória e louvor, todas as bênçãos de ti nos vêm e todo o povo te diz: Amém”, cântico do Irmão Sol.
Como é bom o Pai ver tantos irmãos e irmãs juntos para louvá-lo. Nesta noite de novena trouxemos o subtema: “São Francisco se alegra pela irmã morte”, com textos próprios da Celebração do Trânsito.
Todos que estavam na Praça dos Romeiros acompanharam atentos a celebração que foi conduzida pela Família Franciscana, OFM, Clarissas, SMIC, OFS e JUFRA. Tendo como grupo animador de cânticos o Paz e Bem. O estado homenageado foi o Maranhão.
Frades e padres de outras casas religiosas também deram a sua
contribuição durante a Festa e as noites de Novena.
Belas palavras acompanharam os devotos com o pregador da noite, o Ministro Provincial Frei Marconi Lins, OFM, de Recife, Pernambuco.
Outro ponto marcante foi a apresentação da morte de São Francisco desenvolvida pelos jovens da comunidade canindeense.
Ministro Provincial Frei Marconi Lins foi o pregador da noite.
São Francisco foi o Santo que soube abraçar a morte, chamando-a de irmã. Ele afirmava que a morte significa nascer novamente, sendo um sinal de que um dia estaremos ao lado de nosso amado Deus.
Todos nos sabemos que Cristo está vivo no meio de nós. Como também que São Francisco continua vivo no coração dos romeiros, dos devotos, e de todos aqueles que o reconhecem como um santo milagroso e humilde que continua a abraçar a todos os chagados e todos que necessitam da sua intercessão. Viva São Francisco!!!
Procissão dos franciscanos para a última noite de Novena
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário, e trecho do Jornal O Santuário. Ed. Outubro/2011 – Espiritualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário