Durante os dias de Festa e Novena acontece a tradicional procissão com o Painel de São Francisco, após cada celebração das 16h da Praça da Gruta em direção a Praça dos Romeiros onde acontece a Novena. Uma multidão de fiéis acompanha em procissão cantando e louvando, com alegria, fé e esperança no santo dos pequeninos.
Procissão do Painel de São Francisco nos dias da Novena
A história do Painel de São Francisco
Criado no dia 24 de setembro de 1890, pelo padre Manoel Cordeiroda Cruz, o orgulho do povo de Canindé e dos romeiros que vem de todo o Brasil tornou-se uma relíquia para a igreja católica. Podemos ressaltar as comemorações no ano passado durante os festejos quando o mesmo comemorou 120 anos de procissão.
Conhecendo o Painel
A sua armação de madeira foi confeccionada na Bahia e a estampa na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias. Depois de muitos anos fazendo parte das festividades e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1989 por Maria Vieira e Raimunda Dias.
O Painel de São Francisco pesa aproximadamente 500 quilos e é necessário 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor e, quando chega ao seu destino final mais de 50 pessoas tem participado da louvação e devoção ao painel.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site / colaboração: A. C. Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário